Digitalização de documentos: por que você deveria abandonar a papelada

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Digitalização de documentos: por que você deveria abandonar a papelada

Digitalização de documentos: por que você deveria abandonar a papelada

A digitalização de documentos reduz os vários gastos com o armazenamento de papel e ainda facilita o compartilhamento de informações.

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Doc Soluções
Digitalização de documentos: por que você deveria abandonar a papelada

Você sabia que existem prazos máximos para manter os arquivos importantes da empresa guardados? Isso faz com que lidar com toda a burocracia e a papelada se torne uma dor de cabeça para muita gente. Desse modo, são nesses cenários que a digitalização de documentos costuma surgir como opção.

A ideia é simples, mas pode reduzir uma boa quantidade de gastos com impressão e arquivamento. Em alguns casos, chega até a diminuir as fraudes e a aumentar a segurança em algumas operações.

Afinal, onde se aplica a digitalização de documentos? Quais são os equipamentos certos? Quais são as vantagens? Você vai encontrar as respostas para essas perguntas nos próximos tópicos. Vamos lá?

O que é digitalização de documentos?

A digitalização de documentos é uma tarefa que às vezes é chamada pelo termo “escanear”. Significa trazer o conteúdo de um papel para o mundo digital, sendo salvo no HD de um computador ou na nuvem.

Desse modo, há mais facilidade na indexação e na recuperação dos arquivos. O termo originalmente tem relação com os scanners, o equipamento responsável por essa tarefa. Você pode optar pela digitalização por inúmeras razões, como redução de custos, possibilidade de enviar pela web e por aí vai.

Onde se aplica a digitalização de documentos?

A digitalização pode ser útil em algumas situações diferentes, especialmente quando você quer fazer com que o arquivo seja visto por pessoas que estão longe. Compartilhar, acessar e preservar as informações se torna uma tarefa mais fácil.

Um exemplo clássico é o envio por e-mail, fazendo com que a informação seja transmitida imediatamente. Depender da entrega do documento impresso é algo que pode ser mais lento e moroso. 

Que tipos de equipamentos podem ser usados?

O principal equipamento responsável pela digitalização é o scanner, contando com vários tipos, como de mesa, de mão e de página. Boa parte das impressoras já tem o dispositivo embutido.

A tecnologia funciona a partir da iluminação do papel com uma lâmpada, por meio de uma série de espelhos. Há um sensor que captura a luz refletida, fazendo uso de diodos que transformam a luz em impulsos elétricos.

Quais são as vantagens de se ter documentos digitalizados?

A digitalização costuma contar com vários pontos fortes. Por exemplo, o fato de você não ficar preso a papéis que podem ser perdidos, a oportunidade de enviar para outras pessoas sem custos de correio e a possibilidade de fazer cópias ilimitadas A localização ainda deixa de depender dos inúmeros arquivos físicos e a liberação de espaço também é um ponto que conta a favor.

Além disso, algumas áreas das empresas de boa parte dos países ainda sofrem com o armazenamento de papéis e a praticidade e facilidade da digitalização de documentos fazem a tarefa ganhar mais espaço.

Se você ainda tem dificuldade para gerenciar a papelada, existem algumas empresas especializadas justamente em tornar esse tipo de tarefa mais acessível — com soluções para gestão de documentos, aluguel de impressoras e outsourcing.

Que tal transformar os papéis impressos em versões digitalizadas com alta qualidade? A Doc Soluções conta com um serviço de digitalização completo pensado justamente em aumentar a praticidade da sua empresa. Não deixe de conferir!

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A ideia é simples, mas pode reduzir uma boa quantidade de gastos com impressão e arquivamento. Em alguns casos, chega até a diminuir as fraudes e a aumentar a segurança em algumas operações.

Afinal, onde se aplica a digitalização de documentos? Quais são os equipamentos certos? Quais são as vantagens? Você vai encontrar as respostas para essas perguntas nos próximos tópicos. Vamos lá?

O que é digitalização de documentos?

A digitalização de documentos é uma tarefa que às vezes é chamada pelo termo “escanear”. Significa trazer o conteúdo de um papel para o mundo digital, sendo salvo no HD de um computador ou na nuvem.

Desse modo, há mais facilidade na indexação e na recuperação dos arquivos. O termo originalmente tem relação com os scanners, o equipamento responsável por essa tarefa. Você pode optar pela digitalização por inúmeras razões, como redução de custos, possibilidade de enviar pela web e por aí vai.

Onde se aplica a digitalização de documentos?

A digitalização pode ser útil em algumas situações diferentes, especialmente quando você quer fazer com que o arquivo seja visto por pessoas que estão longe. Compartilhar, acessar e preservar as informações se torna uma tarefa mais fácil.

Um exemplo clássico é o envio por e-mail, fazendo com que a informação seja transmitida imediatamente. Depender da entrega do documento impresso é algo que pode ser mais lento e moroso. 

Que tipos de equipamentos podem ser usados?

O principal equipamento responsável pela digitalização é o scanner, contando com vários tipos, como de mesa, de mão e de página. Boa parte das impressoras já tem o dispositivo embutido.

A tecnologia funciona a partir da iluminação do papel com uma lâmpada, por meio de uma série de espelhos. Há um sensor que captura a luz refletida, fazendo uso de diodos que transformam a luz em impulsos elétricos.

Quais são as vantagens de se ter documentos digitalizados?

A digitalização costuma contar com vários pontos fortes. Por exemplo, o fato de você não ficar preso a papéis que podem ser perdidos, a oportunidade de enviar para outras pessoas sem custos de correio e a possibilidade de fazer cópias ilimitadas A localização ainda deixa de depender dos inúmeros arquivos físicos e a liberação de espaço também é um ponto que conta a favor.

Além disso, algumas áreas das empresas de boa parte dos países ainda sofrem com o armazenamento de papéis e a praticidade e facilidade da digitalização de documentos fazem a tarefa ganhar mais espaço.

Se você ainda tem dificuldade para gerenciar a papelada, existem algumas empresas especializadas justamente em tornar esse tipo de tarefa mais acessível — com soluções para gestão de documentos, aluguel de impressoras e outsourcing.

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